Tranquilo, favorável??!!






Vivemos um tempo complicado. Nada é o que parece... E é aí que mora o perigo!
Seria extremamente simplista dizer que a situação atual do país se resume a escolher entre dois lados; aliás com nomes de comidinhas que eu adoro. Ai, que pena!...
Acho graça em plenos anos 10 do século 21 as pessoas insistirem em falar de esquerda ou direita. Ou pior, em comunismo!! Volto a dizer, nada é tão simples. Quando que o governo atual foi de esquerda ou comunista?! Só se o comunismo foi entre eles, fatiando propinas e privilégios para seus "parceiros".
Mas convenhamos, se analisarmos dessa forma, muitos outros partidos são igualmente comunistas, pois na operação Lava-jato (não nos esqueçamos!) temos políticos envolvidos do PP  (o maior número de citados), do PT, claro, do PMDB, PSDB... E assim também foi no mensalão. A corrupção reside em todos os partidos, como mostra a lista do "departamento de propinas" da Odebrecht, com seus codinomes engraçadinhos, repletos de políticos de praticamente todas as legendas... Ela (a corrupção) está instaurada e enraizada no sistema político.
Deixo bem claro que não estou defendendo a Presidente, o Lula, ou o PT…
Minha posição é a de uma pessoa que não compra idéias ou discursos prontos, que procura ver um fato sobre todos os ângulos possíveis, para ter a capacidade de formular pensamentos próprios e que paga o preço por esses pensamentos e posições que não vão ao encontro da maioria.
Dito isso, voltemos ao raciocínio. Isso mesmo, para tentarmos ter uma vaga noção do que pode acontecer temos que raciocinar, isto é um processo que leva certo tempo, pois você precisa buscar os fatos, analisá-los; examinar todos os lados, quem está contra e a favor, ver situações semelhantes; quem perde e quem ganha com cada acontecimento, encontrar paralelos na história...
Exato! Raciocinar dá trabalho, mas ao final desse processo você chegará às suas conclusões e não àquelas empurradas goela abaixo, nada sutis, disfarçadas de informação. E para quem não quer ter esse trabalho - dói a cabeça só de se imaginar racionando - e já foi muito bem doutrinado por anos de uma educação inexistente e uma cultura de massa pra lá de rasteira, está ótimo escolher um dos lados e sair pra porrada, pras ruas ou redes sociais, expelindo qualquer bobagem, incluindo palavrões.
Já adianto para os que acreditam não haver outra posição se não estar em um desses lados, que não perca seu precioso tempo para ler essa crônica. Este texto não vai satisfazer à imbecilidade reinante com seus discursos prontos, manipulados, levando uma massa a pensar que pensa e que tais idéias são mesmo suas.
Minha intenção aqui não é ser a detentora da verdade; até porque a grande dificuldade, nesse momento, é saber qual é realmente a verdade. Mas posso adiantar que não é a dos noticiários - especialmente os da maior emissora do país - que sob o pretexto de levar a informação e a verdade dos fatos (olha ela aqui de novo! A verdade...), apresenta as notícias sob uma ótica tendenciosa e direcionada a interesses específicos. Traz o pensamento pronto e o “telespectador atento fica muito bem informado sobre tudo”. Conveniente...
Os ânimos exaltados são inversamente proporcionais ao que esse momento necessita. É mais um componente da ignorância, da falta de raciocínio e pensamentos próprios. As pessoas não estão atentando como pode ser perigosa essa inflamação popular, esse ódio... Podemos amargar sérias consequências, nas quais o país inteiro pode pagar pelo comportamento de manada de alguns.
A corrente do "fora Dilma" já considerou que enquanto durar esse processo de impeachment um país que já está em crise e não cresce há mais de um ano vai ficar paralisado? Isso tudo para que a "Presidenta" seja substituída por alguém tão comprometido e com muito mais acusações do que ela.
Aí chego em um ponto-chave: sou a favor da punição de todo os corruptos; TODOS!
O que não pode acontecer é uma punição seletiva. Temos o processo contra o Cunha há meses nas mãos do STF, com provas contundentes; veja bem, não são indícios ou parecem, são mesmo provas! E, no entanto, ele continua na presidência da Câmara, usando de mil artifícios, intimidações e recursos sem fim. E em todo esse tempo, nunca foi acusado de obstrução.
Citei o Cunha por ser o exemplo mais vergonhoso, mas de todos os políticos já acusados na Lava-jato (em dois anos de operação) só um foi preso até agora.
O que quero dizer é que todos devem ser punidos, independente de partido, cargo ou qualquer outra prerrogativa; A justiça não pode ter dois pesos e duas medidas. Para umas situações tudo pode; para outras tem habeas corpus preventivo; em alguns casos se investiga em 6, 7 meses; em outros, leva-se anos e nada acontece. Atropelar os ritos da justiça para alguns casos pode se abrir precedentes perigosos. Coisa que muitos não enxergam. Felizmente, algumas vozes estão levantando esse alerta!
Mais uma vez deixo claro que não estou defendendo ninguém. Ao contrário do que muitos dizem, “estar em cima do muro” (para os que não são coxinha, nem mortadela…) não é uma posição cômoda, é exatamente o oposto, é uma posição muito doída, pois é a certeza de não valer a pena acreditar em mais nada, que o sistema político, após esses 30 anos de abertura, está podre, carcomido e, dessa forma, não há lados em que se possa acreditar ou confiar… A minha posição é de uma cidadã cansada de ver seu país – independente de partidos – ser usado e explorado. Defendo um novo sistema político, no qual nós (o povo) tenhamos realmente o poder, a começar pela não obrigatoriedade do voto. Atualmente, se vota nesses parasitas e eles se comportam como déspotas, deixando para a população que os elegeu migalhas, quando muito, enquanto fazem da política um balcão de negócios entre eles e seus comparsas, tratando seus eleitores como idiotas; como se não estivessem a serviço do povo, não devessem satisfação, apenas cuidando de seus próprios interesses. Enquanto o sistema político não for alterado para o sistema distrital misto, com recall, por exemplo, nada vai mudar;  lamento. Pode tirar e entrar quem for: mudam-se as moscas, a titica será a mesma!
Tranquilo, favorável?!! Onde??? Se você desavisadamente sair vestido de vermelho na rua, apanha (inclusive bebês!); se você é contra o governo, apanha; se não defende nenhum desses dois lados apanha por ser covarde! O desemprego não para de crescer; preços dos alimentos nas alturas; um único mosquito podendo causar três doenças diferentes, inclusive levando à morte ou a sequelas graves; surto (de novo!) da gripe H1N1; aumento de pessoas morando nas ruas; violência e falta de saneamento básico; políticos roubando a merenda das crianças… E mais: enquanto Congresso briga entre si para as câmeras de TV, no joguinho fica Dilma, sai Dilma, vão votando e aprovando pautas que prejudicam o povo e o país, a fim de defender seus interesses e de seus grupos, como a isenção de impostos para templos evangélicos e o projeto que dispensa o símbolo de transgenia no rótulo dos alimentos. Essas e uma infinidade de outras mazelas (algumas delas seculares) acometem o Brasil e tornam a cada dia a vida mais difícil. E nesse contexto absurdo, a mídia dissemina essa coisa que chamam de música: uma grotesca ironia dizer que está tranquilo, favorável... Só mesmo alguém com a alcunha de um terrorista para contar essa piada de mal gosto.
E se alguém ainda insistir que pensar e opinar dessa forma é estar em cima do muro, então eu respondo que sim, esse é o meu lugar! Pois em cima do muro é onde eu posso ver além, enxergar os vários ângulos dos acontecimentos e (quem sabe) visualizar um horizonte.



Leia também:


Comentários

Postagens mais visitadas