Sobre os pequenos gestos



Se pararmos para prestar bem atenção, os pequenos gestos são os que dizem mais sobre as pessoas.
Talvez alguns não concordem comigo e, quanto a isso, lamento...
Mas é nas ações aparentemente banais que conseguimos identificar, muitas vezes, as intenções reais ou a grandeza de alguém.
Em muitos momentos, aliás a maior parte deles, esperamos atitudes grandiosas, principalmente de quem é mais próximo de nós.
Porém, algumas vezes a recusa, aparentemente boba, de se fazer um pequeno favor, revela muito sobre o caráter  de uma pessoa. Surpreendentemente, aquele que é capaz de mega ações não consegue em alguns momentos ser solidário em algo mais simples.
Como isso é possível?
Tenho uma teoria de que muitos atos grandiosos são mais fáceis, não pela generosidade, mas pela vitrine que ato pode projetar. Ou seja, o que é grande pode aparecer aos olhos de todos.
Já uma pequena atitude, geralmente não rende uma linha no Twitter.
É mais difícil obter de algumas pessoas ações menores do que "os grandes feitos" que podem ser narrados, recontados e relembrados. Ainda que muitos se apropriem de atos grandiosos dos quais não tiveram a menor influência.
Conheço um fato verídico que ilustra bem isso. Certa vez, um amigo me contou que sua prima (vamos chamá-la aqui de Vera, em homenagem à próxima estação!) estava procurando trabalho e uma amiga de Vera pediu seu currículo e o encaminhou para o chefe do departamento onde trabalhava. Passado muito tempo, Vera foi chamada para uma entrevista, passou por todos os testes e trâmites, além de ser extremamente qualificada para a vaga em questão.
Muito bem, Vera conseguiu o trabalho e soube, já na primeira entrevista, que havia sido chamada por conta do cadastro que fizera no site da empresa e não pela indicação da sua amiga, que vamos chamá-la de Maria para facilitar o texto.
Pois acreditem que Maria saiu pela empresa se gabando de ter arrumado o trabalho para  Vera, que ainda teve que ouvir de algumas pessoas a pérola de que a empresa não era lá essas coisas e a Maria foi trazer a amiga para trabalhar neste lugar; mas para quem estava sem trabalho, era melhor do que nada...
Pois é, nesta situação, valeu até se promover em cima de um acontecimento do qual Maria não teve participação direta.
Esse é apenas um exemplo de vários, mas dá um panorama do meu ponto de vista.
Gestos pequenos são para grandes corações, aqueles que não se importam com outra coisa além de poder ajudar, pois isso lhe faz bem à alma e não ao ego.
E nesses tempos "Matrix-Black Mirror" é cada vez mais raro encontrar quem esteja disposto a fazer algo imperceptível à audiência.
Como diz Sêneca em seu texto Os Benefícios:
"O que é mais vergonhoso: negar o benefício, ou negar, pondo preço ao mesmo. [...] só seria lícito acolher o retorno do reconhecimento desde que espontâneo."

Comentários

Postagens mais visitadas